Quem Somos

Somos um ateliê pequeno, com uma grande alma! Na teoria somos dois, na prática somos muitos…

Se você der uma passadinha aqui em nosso ateliê, provavelmente vai perceber um vai e vem de alunos circulando. Portanto não somos apenas dois. Somos também nossos alunos, nossos parceiros e fornecedores, nossos clientes “de casa”.

Geralmente você vai encontrar o Pablo no ateliê, produzindo ou ensinando. A Ale estará na marcenaria construindo ferramentas ou respondendo um e-mail com informações sobre algum curso ou atendendo os alunos.

Talvez algum aluno abra a porta para você! Ou talvez até o ateliê esteja fechado porque saímos para o almoço. Quando não estamos disponíveis, abrimos o jogo sem problemas. Aqui prazo e qualidade são coisas sérias. Se estivermos com o ateliê muito cheio, seremos honestos para deixar um trabalho passar, ou indicaremos alguém a altura do seu projeto.

Pablo Peinado

pabloFormado em Comunicação pela FAAP com pós-graduação em Comunicação e Semiótica pela PUC. Designer amador, fotógrafo amador, curioso profissional! Trabalha na área gráfica desde 1997, e com encadernação desde 2007, quando começou seus estudos com Sidnei Perego. Já participou de workshops com Cor Aerssens (Holanda), Ken Lesley (USA), Samuel Feinstein (USA), Eduardo Tarrico (Argentina), Célia Porto, Orlando Okanishi, entre outros.

Responsável pelos projetos e workshops do ateliê O Velho Livreiro, trabalha na produção e finalização de projetos de tiragens limitadas, edições de luxo e projetos de encadernação e cartonagem. Especializado em produção gráfica para publicações de baixa tiragem, foi premiado com a Nell Meldahl Work-Study Scholarship for Paper & Book Intensive 2014 – USA.

Alessandra Evangelho

Formada em Engenharia de Produção pela PUC-Rio, começou sua carreira na área administrativo-financeira no mercado corporativo. Em 2014, com a certeza de que algo precisava mudar, saiu em busca de uma nova atividade e encontrou a marcenaria e a encadernação. Desde então, vem se desenvolvendo nas duas artes, que apesar de bem distintas no resultado final, têm muitas similaridades no processo construtivo, nas ferramentas e nos materiais.

De tudo isso surgiu a Riscô, marca pela qual divulga seus trabalhos. Agora em São Paulo, em parceria com o Velho Livreiro, montou uma oficina coladinha no ateliê e segue unindo os dois universos, a madeira e o papel. Desenvolve ferramentas para encadernação como prensas, berços de furação e bastidores de costura e também é responsável pelo atendimento aos alunos.

Claudia Santa Rosa

Psicóloga de formação, professora alfabetizadora por opção e encadernadora por paixão. Claudia começou a se aventurar nesta arte há quase 30 anos e nunca mais parou.
Em 2013 criou o ateliê Santo Papel e desde então se dedica a execução de projetos especiais de encadernação e cartonagem e também a ensinar o que aprendeu ao longo de sua caminhada.
Claudia é integrante do Grupo de Estudos do Velho Livreiro e ministra aulas livres aqui no ateliê!