Quem Somos

Somos um ateliê pequeno, com uma grande alma! Na teoria somos dois, na prática somos muitos…

No final de 2020 decidimos embarcar em uma nova aventura! Transferimos nosso ateliê e nossa escola de encadernação para as montanhas da Serra da Mantiqueira, em São Paulo quase Minas, mais especificamente para a cidade de São Bento do Sapucaí.

Em meio à zona rural quase urbana, com muitos pássaros e fibra ótica, estamos aos poucos remontando o ateliê. Nesta nova proposta, teremos estrutura não só para te oferecer os melhores cursos e workshops, mas o melhor, te hospedar aqui durante a sua visita.

Em breve reabriremos nossas atividades presencias! Assim você poderá conhecer não só o Pablo e a Alê, mas também o Nê, a Cida, o Marquinho, a dona Zélia, o Ditinho Joana, o Saulo e todas as pessoas e artistas da comunidade do Quilombo. Aguarde!

Além disso, também contamos com uma Rede de Encadernadores! Se você precisa de alguém para cuidar do seu projeto com responsabilidade e talento, veja no menu acima os membros desta rede e escolha aquele que você sentiu mais afinidade!

pablo

PABLO PEINADO

Formado em Comunicação pela FAAP com pós-graduação em Comunicação e Semiótica pela PUC. Trabalha na área gráfica desde 1997, e com encadernação desde 2007, quando começou seus estudos com Sidnei Perego. Já participou de workshops com Cor Aerssens (Holanda), Ken Lesley (USA), Samuel Feinstein (USA), Eduardo Tarrico (Argentina), Hélène Jolis (França), Julie Auzillon (França), entre outros.

Responsável pelos projetos e workshops do ateliê O Velho Livreiro, trabalha na produção e finalização de projetos de tiragens limitadas, edições de luxo e projetos de encadernação e cartonagem. Especializado em produção gráfica para publicações de baixa tiragem, foi premiado com a Nell Meldahl Work-Study Scholarship for Paper & Book Intensive 2014 – USA.

ale

ALESSANDRA EVANGELHO

Formada em Engenharia de Produção pela PUC-Rio, começou sua carreira na área administrativo-financeira no mercado corporativo. Em 2014, com a certeza de que algo precisava mudar, saiu em busca de uma nova atividade e encontrou a marcenaria e a encadernação. Desde então, vem se desenvolvendo nas duas artes, que apesar de bem distintas no resultado final, têm muitas similaridades no processo construtivo, nas ferramentas e nos materiais.

De tudo isso surgiu a Riscô, marca pela qual divulga seus trabalhos. Agora em São Paulo, em parceria com o Velho Livreiro, montou uma oficina coladinha no ateliê e segue unindo os dois universos, a madeira e o papel. Desenvolve ferramentas para encadernação como prensas, berços de furação e bastidores de costura e também é responsável pelo atendimento aos alunos.