Programa de Formação

formacaopap2
Programa de Formação em Encadernação e Papelaria Fina – 16 encontros

Início: 21 de Fevereiro de 2019

Turma 1 – Quintas-feiras (manhã): 10h às 12h30
Turma 2 – Quintas-feiras (tarde): 14h30 às 17h

Datas:
Fevereiro: 21 e 28
Março: 14, 21 e 28
Abril: 4, 11, 18 e 25
Maio: 2, 9, 16, 23 e 30
Junho: 6 e 13

Carga horária: 40 horas

Valores:
4X de R$420,00
(10% de desconto para pagamento em dinheiro à vista – R$1.512,00)
Matéria-prima de base incluso no valor (papéis para miolo, papelão, ferragens, etc.). O aluno deverá providenciar somente material decorativo.

Turma: de 5 a 10 alunos

APRESENTAÇÃO

O Velho Livreiro convida para 16 encontros de imersão no maravilhoso mundo da encadernação, da cartonagem e da papelaria artística. Cadernos, álbuns, pastas, caixas e estojos! Tudo isso reunido em um programa de formação que capacita o aluno à produzir artesanalmente diferentes produtos utilizando as principais técnicas da encadernação e da cartonagem.

Uma vez por semana (quintas-feiras, manhã ou tarde), nos reuniremos aqui no ateliê escola e juntos vamos produzir diferentes projetos, de maneira que o aluno aprenda, em cada encontro, uma ou mais técnicas que permitam uma constante evolução de maneira segura e progressiva.

São 12 projetos incríveis, passando por diversas estruturas e costuras em encadernação, álbum, pastas, estojos e muito mais. O programa começa com duas aulas teórico práticas onde são apresentados os principais materiais e os fundamentos da papelaria artística: papéis, revestimentos, ferramentas, tipos e estilos de encadernação, sistemas de impressão e titulação, relevos, adesivos, acabamentos e maquinário. À partir da terceira aula começam as atividades práticas e o desenvolvimento dos projetos. No último encontro o aluno apresentará um projeto pessoal unindo encadernação e cartonagem.

O programa está abertos para todos os interessados no tema, sem pré-requisitos

Alguns projetos desenvolvidos no curso: sketchbook (costura francesa, encadernação capa dura com lombada quadrada), pasta portfólio com parafusos, costura japonesa, costura buttonhole, costura copta tradicional, álbum de fotografia com lombada quadrada, caixa com fechamento imã e estojo tipo luva (slipcase).