Jean de Gonet em 3 dias!

jdgface001

Encadernação com inspiração em Jean de Gonet – Workshop em 3 dias!
– com Eduardo Tarrico (Argentina)

———-<>———-
Feriado da República – 15, 16 e 17 de Novembro

Quinta, sexta e sábado das 10h as 18h com intervalo para almoço

Carga horária: 21 horas

Valor: R$1250,00 ou 2X de R$625,00

Turma: de 4 a 10 alunos | Material de base incluso. O aluno deverá trazer revestimento para decoração das capas, papéis para guardas e couro (ou outro material de revestimento à gosto) tanto para lombada quanto para charneiras. (formato aproximado do livro: 16x22cm)
———-<>———-

O encadernador argentino Eduardo Tarrico volta ao Brasil para mais um workshop dentro da série “Encadernações Clássicas”. Neste programa o aluno explora os elementos técnicos e estéticos de uma encadernação de luxo com uma estrutura muito utilizada pelo artista e encadernador francês Jean de Gonet. Algumas características desta estrutura:

  • Costura com suportes (cordas, couro, etc), aparente na lombada
  • Utilização de charneiras para ligação miolo-capa
  • Linha de costura aparente na lombada
  • Lombada confeccionada em partes, podendo utilizar variados painéis
  • Revestimento e modelagem das capas independente do resto do livro (plats rapportés)
  • Flexibilidade e ótima abertura
  • Estrutura amplamente aceita em obras raras, primeiras edições e mostras competitivas de encadernação artística

jeanbioFigura maior da encadernação artística dos últimos trinta anos, Jean de Gonet se afirmou bem cedo como encadernador, buscando uma ruptura completa dos modismos e decorações das encadernações ditas de criação. Deixando nu aquilo que é tradicionalmente revestido (a costura, os reforços), concentrando suas intervenções nos pontos de fragilidade de uma encadernação, ele trouxe uma abordagem técnica diferente, transformando as problemáticas de sua arte em uma nova linguagem plástica. Sua paixão pelos materiais (o couro, mas também a madeira, o carbono e até a borracha), sua maestria com as cores, o uso de procedimentos sutis que brincam com as sensações táteis e dispositivos refinados que valorizam a flexibilidade das capas de uma encadernação, o transformam em um artista sem igual, copiado e imitado por amadores e profissionais. Reconhecíveis entre todas, suas criações aliam a beleza dos materiais às formas colocadas em jogo. Depois de mais de 35 anos depois de sua primeira exposição, a Biblioteca Nacional Francesa (BnF) prestou homenagem à Jean de Gonet com uma exposição em 2013.
Ao mesmo tempo, a BnF disponibilizou on-line, através do portal reliures.bnf.fr, uma seleção de encadernações representativas da história deste ofício na França. No momento desta publicação, esta base permite o acesso à aproximadamente 200 tesouros emblemáticos de coleções da reserva de livros raros. Esta seleta bibliografia contém documentos e recursos on-line sobre Jean de Gonet e mais genéricamente sobre a história da encadernação. Os documentos listados estão disponíveis livremente nas salas da Bibliothèque d’étude (piso Haut-de-jardin) e na Bibliothèque de recherche (piso Rez-de-jardin) da Biblioteca Nacional da França (BnF).

picTarricoEduardo Tarrico é encadernador e professor de encadernação, com ateliê em Buenos Aires, Argentina.
Reconhecido internacionalmente, é especialista em encadernações de design e estruturas tradicionais capa presa em couro.
Já foi premiado nos principais concursos de encadernação internacionais. Ministra cursos e workshops por diversos países.