Fine Binding com Pénélope Guidoni

FINE BINDING – Encadernação de Luxo

com Pénélope Guidoni (França)

Curso Extensivo | 32 encontros
quartas-feiras das 9h30 às 12h30 (dois semestres)
(haverá tradução francês-português)

8X R$600,00

Carga horária: 96 horas
Somente 6 vagas

A encadernadora francesa Pénélope Guidoni, premiada internacionalmente, vem ao ateliê do Velho Livreiro para conduzir este curso de encadernação de luxo, conhecida como Fine Binding. Utilizada em livros especiais, primeiras edições e livros de artista, vamos explorar a encadernação tradicional francesa em todo o seu potencial técnico e artístico.

Iremos aprender todos os processos na confecção de um livro tipo capa presa, costurado com suportes, lombada arredondada com encaixes, incluindo revestimento em couro pleno, bordado de cabeceados com múltiplos núcleos, uso de charneiras e escartivanas.

Também serão exploradas técnicas de decoração do livro, onde os alunos serão desafiados à criar um estilo próprio, desenvolvendo o lado artístico e único de cada projeto.

Esta é a primeira vez que um curso como este é ministrado no Brasil por uma encadernadora premiada internacionalmente por suas encadernações artísticas.

Pénélope começou sua carreira na encadernação quando, em 2006, ingressou no Ateliê de Artes Aplicadas do Vésinet (AAAV – Atelier d’Arts Appliqués du Vésinet), uma das escolas independentes de artes e ofícios de maior prestígio na França. Em 2009 obteve seu diploma e entre 2009 e 2011, além de continuar seus estudos da escola, trabalhou como membro do conselho e como diretora.
Recém chegada ao Brasil, Pénélope agora divide seu tempo entre São Paulo, Provence e Paris. Algumas de suas encadernações artísticas foram exibidas em diversas exposições importantes, como na Biblioteca Wittockiana (Bruxelas), The Nobel Museum (Estocolmo), Grand Palais (paris), The Bodleian Library (Oxford), St Bride (Londres) e The Nerima Art Museum (Tokio). Em 2017 foi premiada na mais importante mostra competitiva internacional de encadernação, Designer’s Bookbinders, com o livro Orphée à Eurydice.
https://www.penelopeguidoni.info