Douração e Relevo

doura03Aqui no Velho Livreiro também executamos serviços de douração manual e gravação em hot-stamping ou baixo-relevo em materiais planos, principalmente voltados para a encadernação e papelaria fina, como papéis, couro, revestimentos sintéticos (bookcloths e vinílicos) e alguns tipos de tecido.

doura01Utilizando ferros manuais em bronze ou latão, clichês confeccionados com arte exclusiva, ou tipos móveis (contamos com aproximadamente 20 jogos de tipos variando em tamanho e estilo), sua impressão poderá ser feita em diversas cores (metálicas e opacas) ou à seco (blind). O hot-stamping funciona com transferência térmica de película própria para esta finalidade, através de uma prensa especial. Quando nenhuma película é utilizada, chamamos este processo de baixo-relevo ou apenas “prensagem cega”.

doura02Com a utilização de ferros manuais tradicionais, é possível dourar lombadas, capas, corte de capas e bordas internas. Tradicionalmente utiliza-se ouro 23.5k, mas também é possível o uso de película térmica ou folhas que imitam ouro, geralmente feitas de latão (cobre e zinco).