Dicas de Revestimentos

Revestimento é todo material que pode ser utilizado em um projeto de encadernação ou cartonagem, com o objetivo de cobrir o papelão pardo utilizado na estruturação de pastas e caixas. Na encadernação contemporânea, diversos tipos de materiais são utilizados, e o ateliê do encadernador é o “laboratório” onde novos materiais podem ser testados.

À princípio, duas características principais devem ser atendidas, e algumas outras devem ser levadas em consideração no momento da escolha de um revestimento:

  • O material utilizado deve ser maleável o suficiente para que possa ser realizado o debrú, ou virada. O material deve dobrar-se sobre si mesmo com facilidade.
  • O revestimento deve ser feito de material que possa receber adesivo adequado para o empastamento. Geralmente utiliza-se adesivo PVA (cola branca). Em alguns casos utiliza-se o CMC ou o grude (cola de amido). Alguns materiais plásticos não recebem bem tais adesivos, assim como alguns tecidos de lã e poliéster. Também é possível utilizar uma mistura de adesivos.

A regra de ouro dentro do ateliê é a experimentação. Fazemos testes de empastamento, flexibilidade, manuseio e, dependendo do caso, de douração, gravação em baixo relevo ou hot-stamping, serigrafia e impressão digital. Alguns materiais não recebem bem alguns tipos de acabamento, portanto para que não haja surpresas no final do processo, fazemos testes.

CARACTERÍSTICAS DOS REVESTIMENTOS

TIPOOPÇÕES NO BRASILCARACTERÍSTICAS
Tecido para encadernação
(Bookcloths)
Saphir (holandês)
Cialux/Setalux (espanhol)
Frankonia/Duo (alemão)
Excelente material para revestimento de luxo.
O tecido para encadernação é composto geralmente por uma trama de rayon com uma camada de celulose no verso. Facilita o empastamento, evitando a migração da cola para a frente do tecido.
Aceita gravação em hot-stamping, baixo-relevo e serigrafia.
Revestimentos Acrílicos e PVC (também conhecidos como Percalux, Percalina, etc.)Coberxil, StarPaper, Vanol, Guaflex, Kivar7, etc.Ótima alternativa ao couro, os revestimentos acrílicos ou de pvc são duradouros, de fácil limpeza e manutenção e de manuseio simples.
Existem diversos modelos, variando em textura, cor e qualidade. Possui boa resistência.
Há no mercado revestimentos similares utilizados em estofados, automóveis, etc., que também possuem aparência de couro. Eles são mais grossos e não são indicados para encadernação, embora também possam ser utilizados.
PapelVariadosQualquer tipo de papel pode ser usado como revestimento e existem diversas opções no mercado. Para áreas de dobradiça e canaletas, é necessário um reforço com tecido (morim) pela parte interna para evitar rasgos.
TecidoAlgodão (tricoline, brim, sarja)
Linho
Seda
Sintéticos e mistos
Outros
Tricolines são o grande boom do momento, devido à grande variedade de cores e estampas.
O algodão em geral é de fácil manuseio e responde bem aos adesivos mais comuns como o PVA.
Para projetos mais sóbrios e luxuosos, o linho e a seda, embora de difícil manuseio, são boas escolhas.
Alguns tecidos sintéticos funcionam com a cola branca (PVA), mas o ideal é testar antes. São muito utilizados na estamparia personalizada com impressão sublimática, já que neste processo de impressão é necessário a utilização de tecidos com poliéster.
CouroAtanado, napa vestuário, mestiço, pelica, outros.O couro é um clássico na encadernação, mas requer atenção e cuidados. Há bastante variedade de cores e texturas. De fácil manuseio, exige manutenção ao longo do tempo para não ressecar.
Aceita a maioria dos tipos de adesivos.
Há couros próprios para encadernação, que receberam tratamento adequado e possuem espessura apropriada.